Granja 4.0 - Melhore sua eficiência e produtividade com ajuda da tecnologia



Os processos produtivos mudaram com o advento da 4ª Revolução Industrial e o meio rural acompanhou essas modificações. A Granja 4.0 traz as inovações tecnológicas para dentro das criações.

"Entretanto, esse processo não está apenas ligado a introdução de novos equipamentos e técnicas. Ele passa também pela forma como é vista e pensada a produção de uma granja. Engloba tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem."

Para entendermos o conceito de Granja 4.0, primeiro precisamos entender melhor o que é a 4ª Revolução Industrial. Essa nova fase de produção, também chamada de Indústria 4.0, é caracterizada pelo uso da robótica, da inteligência artificial, big data, internet das coisas, impressões 3D, nanotecnologia e biologia sintética.


A Granja 4.0 "surge" quando essas novas tecnologias são aplicadas ao processo de produção. Essas tecnologias simplificam e otimizam a produção. Além disso, permitem um maior controle sobre as condições dos animais e, consequentemente, tornam a granja mais rentável. Uma das características da Granja 4.0 é a conectividade. Toda produção pode ser acompanhada por meio de aplicativos em tempo real. Com isso, o produtor é capaz de visualizar sua criação remotamente.


Outra característica é a compilação de dados. Os equipamentos e sistemas estão todos interligados através da internet, com isso as informações sobre a produção são constantemente atualizadas. Assim, o criador consegue avaliar o desempenho da sua granja e acompanhar o seu crescimento com alguns cliques.



Vantagens da Granja 4.0


O sistema de produção que utiliza ferramentas tecnológicas tem uma série de vantagens em relação ao sistema tradicional. Algumas delas são:


Maior controle da produção


As novas tecnologias e os sistemas computacionais permitem que o produtor tenha um maior controle sobre os diferentes aspectos da produção. Por exemplo, ele pode controlar a quantidade de alimento ofertada aos animais, acompanhar o ganho de peso, desempenho e monitorar a mortalidade. Esses programas também possuem sistemas de alerta caso algum problema seja identificado com a criação. Ainda nessa linha, com o controle sobre a temperatura, umidade, concentração de gases, sanidade respiratória e ventilação, é possível manter as condições adequadas para o desenvolvimento do animal.


Redução da mão de obra


Os novos sistemas aplicados às granjas são automatizados. Isso quer dizer que as tarefas antes realizadas por seres humanos, agora são feitas por máquinas. Isso também gera uma diminuição de erros durante o manejo ou na alimentação de sistemas e planilhas, já que a interferência humana é bem menor. Além disso, a redução de mão de obra nas atividades puramente operacionais pode gerar uma diminuição nos custos da produção a longo prazo e menor nível de estresse no manejo.


As inovações estão presentes em todos os setores da produção. As novas tecnologias permitem a otimização da produção e, com isso, garante um aumento na lucratividade.


A PecSmart tem soluções tecnológicas para o monitoramento de peso e da sanidade respiratória, além de fornecer dados sobre a criação. Quer saber mais? Acesse pecsmart.com.br e faça o seu cadastro

430 visualizações

©2020 by PECSMART.