Conheça as novas tecnologias que tem inovado na suinocultura



De fato, o avanço da tecnologia já está presente há algum tempo na suinocultura. E é inegável que estas transformações estão explodindo a níveis globais e levando aos profissionais uma série de benefícios que apenas a virtualização seria capaz de trazer.

Mas, afinal, quais seriam elas?


Inteligência Artificial

O reconhecimento facial de suínos pode parecer absurdo, mas já é uma realidade graças à IA. Isso porque a Inteligência Artificial usa algoritmos para imitar a tomada de decisão humana.

A ideia, inclusive, é que essa tecnologia seja atrelada a hardwares que coletam dados, como robôs, sensores e visão de máquina. Assim, os sistemas de reconhecimento identificam os suínos em suas baias, monitorando a ingestão de ração e água, além da movimentação e comportamento.

Robôs

Os robôs podem melhorar o bem-estar animal e a produtividade na suinocultura. Afinal, eles não se cansam e podem fazer trabalhos pesados ao longo de 24 horas por dia, 7 dias por semana. A limpeza de instalações efetuadas/auxiliadas por robôs, por exemplo, podem melhorar as condições de trabalho e tratar preocupações ambientais e sociais, como a redução de odores, a melhoria da destinação de dejetos e o bem estar dos animais, em geral.

Do ponto de vista do processamento, essa tecnologia pode melhorar também a produtividade e condições de trabalho nos frigoríficos, por meio do processamento e embalagem de carne usando Robôs e Inteligência Artificial nos cortes de carne da maneira mais eficiente possível, aumentando a lucratividade.


Impressão 3D

Embora o progresso seja um pouco mais lento que algumas das outras tecnologias, a impressão 3D oferece aos agricultores a oportunidade de imprimir partes ou peças de máquinas ou equipamentos, permitindo ao produtor economizar o tempo que seria perdido na espera pela entrega ou reparo.

Além disso, essa tecnologia pode ser particularmente benéfica nas áreas rurais. Afinal, a impressão 3D de certos alimentos, como pizza e chocolate, já é uma realidade. Já pensou em imprimir um pedido de uma pizzaria que está há milhares de km da sua casa? Pode ser um exemplo bobo, mas que traz impactos sem precedentes nas cadeias produtivas, nas dinâmicas comerciais e nos padrões de consumo.


Sensores

O sensoriamento fornece uma das peças principais do quebra-cabeça de coleta de dados, permitindo que os produtores monitorem o desempenho dos lotes, o consumo de ração, sua saúde e compreendam exatamente o que está acontecendo na produção em tempo real.

Os nossos sensores, especificamente, garantem insights para a identificação do melhor momento de intervenção no manejo e logística, redução de custos e melhoria da eficiência. Qual o melhor momento para efetuar uma troca de ração? Qual o melhor dia para efetuar o carregamento de abate? Quantos animais carregar? Quando medicar? São algumas das respostas que ajudamos a responder.

Nossos parceiros recebem dados relacionados ao peso médio, ganho de peso diário, uniformidade do lote, consumo de ração e sanidade respiratória todos disponibilizados 24 horas por dia, sete dias por semana.

Tudo de forma 100% remota, sem que o técnico visite a propriedade ou que o produtor lance dados no sistema. A tecnologia pode fazer toda a diferença na suinocultura e nós estamos aqui para provar isso! Curtiu? Entre em contato.

35 visualizações

©2020 by PECSMART.