Como a música clássica está sendo usada na produção de suínos



Será que os animais também respondem aos estímulos musicais, assim como nós, seres humanos? Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o enriquecimento sensorial do ambiente influencia no bem-estar dos suínos, refletindo diretamente no seu comportamento e até mesmo em mudanças alimentares. A prática consiste no uso da música clássica de forma contínua ou em momentos específicos do dia, como na alimentação. A prática vem demonstrando resultados promissores e tem se mostrado uma ótima alternativa para melhorar a saúde física e psicológica desses animais, além de ser um recurso barato e acessível.


Música clássica na produção de suínos

A prática de colocar música clássica para melhorar o comportamento dos animais e otimizar a produção de carne suína é inédita no Brasil. Na pesquisa realizada pela zootecnista Érica Harue Ito, da USP, metade dos suínos foram monitorados de hora em hora, em campo aberto, ouvindo o prelúdio de uma composição de Bach durante um mês. A outra metade, por sua vez, continuou sob as mesmas condições ambientais, de temperatura e cuidados, apenas sem a influência da música. Na comparação entre os grupos, a música clássica apresentou uma influência na quantidade de ração consumida pelos animais. Segundo a pesquisadora da USP, durante o seu experimento, os animais que tiveram contato com a música clássica durante o período de alimentação ingeriram menos ração e, para a sua surpresa, mantiveram o mesmo ganho de peso, possivelmente por ter impactado positivamente nos fatores redutores de stress.

Alterações comportamentais

Ainda que não haja muitos estudos relacionados à musicoterapia na produção de suínos, o método apresenta algumas alterações significativas. Dentre os relatos, as observações mais comuns acerca desse processo compreendem na redução dos comportamentos agonísticos, aqueles relacionados à disputa e brigas (agressão, fuga, ataque), ao mesmo tempo em que aumentam as interações lúdicas e brincadeiras entre os suínos submetidos à música clássica. Portanto, é possível prever que os recursos musicais podem fazer com que os animais permaneçam mais calmos, o que, de forma geral, torna o manejo mais fácil e ainda reduz as perdas de produtividade.

9 visualizações

©2020 by PECSMART.