Monitoramento de silos em produções intensivas

O Monitoramento dos silos é parte crucial do processo de produção em confinamento. A qualidade e quantidade do alimento fornecido aos animais é essencial para controlar e aumentar os níveis de produtividade na granja.
Com a Granja 4.0, a utilização da tecnologia e da Internet das Coisas, ficou muito mais simples fazer o monitoramento da produção e dos insumos envolvidos. Por exemplo, hoje existem tecnologias que permitem acompanhar os níveis dos silos de forma remota e em tempo real. Dessa forma, o produtor sabe exatamente a quantidade de produto armazenado e sua condição, sem precisar fazer uma checagem manual, subir no silo para verificar o nível, lançar dados em uma planilha ou sistema e sem utilizar mão de obra.

Tecnologia para o monitoramento de silo

O monitoramento remoto é feito por meio de sensores instalados no silo, não importando o tamanho ou o tipo de silo utilizado pelo produtor. Os sensores são configurados para medir as variáveis mais importantes, como volume, temperatura e umidade. Com alguns inputs extras (sobre formulação e composição das matérias primas utilizadas na ração, por exemplo) é possível obter o peso dos silos com a mesma precisão de uma célula de carga. As informações coletadas são armazenadas na nuvem e não ligadas a um computador específico. Isso quer dizer, que o produtor pode acessar as informações sobre os alimentos estocados de qualquer lugar do mundo. Neste sentido, basta um aparelho conectado à internet, pode ser um computador, um smartphone ou um tablet.

Vantagens do monitoramento de silo

Um dos grandes desafios da produção é a gestão correta e precisa do fornecimento de ração. Saber a quantidade de alimento dentro de cada silo e em que condições se encontra é um trabalho árduo. Com o acompanhamento remoto, através das medidas em tempo real dos níveis de umidade e temperatura, é possível prever a qualidade do alimento a ser oferecido à criação e realizar todo o planejamento a partir de dados coletados em tempo real.
Além disso, o acompanhamento do volume dentro dos silos permite que o produtor se prepare para a próxima compra de insumos . No caso de uma cooperativa ou integradora, essa é uma informação crítica para organização logística de abastecimento de produtores. Todas essas melhorias geradas pela integração da tecnologia de monitoramento de silo gera uma diminuição dos gastos e podem levar a um aumento na lucratividade na granja e de toda a cadeia.

COMPARTILHE

Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>