Será que os animais também respondem aos estímulos musicais, assim como nós, seres humanos? Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o enriquecimento sensorial do ambiente influencia no bem-estar dos suínos, refletindo diretamente no seu comportamento e até mesmo em mudanças alimentares.
A prática consiste no uso da música clássica de forma contínua ou em momentos específicos do dia, como na alimentação. A prática vem demonstrando resultados promissores e tem se mostrado uma ótima alternativa para melhorar a saúde física e psicológica desses animais, além de ser um recurso barato e acessível.
Música clássica na produção de suínos
A prática de colocar música clássica para melhorar o comportamento dos animais e otimizar a produção de carne suína é inédita no Brasil. Na pesquisa realizada pela zootecnista Érica Harue Ito, da USP, metade dos suínos foram monitorados de hora em hora, em campo aberto, ouvindo o prelúdio de uma composição de Bach durante um mês.
A outra metade, por sua vez, continuou sob as mesmas condições ambientais, de temperatura e cuidados, apenas sem a influência da música. Na comparação entre os grupos, a música clássica apresentou uma influência na quantidade de ração consumida pelos animais. Segundo a pesquisadora da USP, durante o seu experimento, os animais que tiveram contato com a música clássica durante o período de alimentação ingeriram menos ração e, para a sua surpresa, mantiveram o mesmo ganho de peso, possivelmente por ter impactado positivamente nos fatores redutores de stress.
Alterações comportamentais
Ainda que não haja muitos estudos relacionados à musicoterapia na produção de suínos, o método apresenta algumas alterações significativas. Dentre os relatos, as observações mais comuns acerca desse processo compreendem na redução dos comportamentos agonísticos, aqueles relacionados à disputa e brigas (agressão, fuga, ataque), ao mesmo tempo em que aumentam as interações lúdicas e brincadeiras entre os suínos submetidos à música clássica.
Portanto, é possível prever que os recursos musicais podem fazer com que os animais permaneçam mais calmos, o que, de forma geral, torna o manejo mais fácil e ainda reduz as perdas de produtividade.